Abdominoplastia

Abdominoplastia

A Abdominoplastia é uma cirurgia indicada para pacientes que possuem flacidez abdominal e/ou pele em excesso. Tais condições podem ocorrer normalmente após uma gestação ou uma perda de peso expressiva, seja por uma mudança de hábitos de vida ou após uma cirurgia de redução de estômago (Cirurgia Bariátrica).

Neste procedimento, o cirurgião irá retirar a pele que se encontra entre o umbigo e a altura convencional de uma cicatriz de cesariana. Desse modo, se a paciente apresentar estrias nesse intervalo de pele, elas também serão eliminadas. Já aqueles localizadas acima do umbigo não poderão ser retiradas durante a cirurgia, mas mudarão de posição apenas, ou seja, elas deverão ficar encostadas na cicatriz da abdominoplastia, abaixo do umbigo.

A cicatriz de uma Abdominoplastia se localiza na altura aproximada de uma cicatriz de cesariana, mas ela se prolonga até as laterais do abdômen, formando um arco e permitindo que a paciente consiga esconder a cicatriz com a calcinha ou biquíni.

O umbigo também precisa ser modificado durante a Abdominoplastia. Na verdade, a pele do fundo do umbigo que está grudado na musculatura do abdômen é a mesma, o que muda é a pele que fica ao redor dele. Sendo assim, a cicatriz resultante fica ao redor do umbigo, formando uma cicatriz circular.

Existem também as Abdominoplastias modificadas, que resultam em cicatrizes adicionais. Como são procedimentos muito individualizados, planejados de acordo com o estado de cada paciente, é muito importante a consulta médica, ocasião em que o cirurgião responsável poderá explicar em detalhes as particularidades de cada caso.

Durante o procedimento de Abdominoplastia, podem ser também corrigidas a Diástase (afastamento dos músculos do abdômen) e algumas hérnias, sendo a umbilical a mais comum entre elas.