Dedicar-nos ao máximo na busca pelo conhecimento, com o objetivo de oferecer aos nossos pacientes o que há de melhor

Rinoplastia: cuidados necessários após sua cirurgia

Mesmo após uma cirurgia de sucesso e sem complicações, a responsabilidade do paciente durante o processo de recuperação é muito importante. Seguir corretamente as instruções de seu cirurgião fará a diferença no resultado final e também ajudará a prevenir para que não haja necessidade de correções cirúrgicas posteriores. Considerando que procedimentos cirúrgicos corretivos são mais complicados e menos eficazes, torna-se fundamental prover um processo pós-operatório de qualidade para obtermos os melhores resultados possíveis e sem riscos à sua saúde.

Tome muito cuidado com qualquer tipo de trauma ou pressão no nariz. Evite multidões, não use óculos de qualquer tipo, use somente camisas bem abertas e fáceis de vestir e evite qualquer tipo de esforço físico. Ao dormir, mantenha a cabeça elevada, utilizando 2 travesseiros.

Evite o calor. Na hora de se alimentar, nada de alimentos ou bebidas quentes, somente substâncias em temperatura morna ou fria.

Mantenha-se sempre em ambientes não muito quentes. Na hora de sair de casa, certifique-se de que não esteja muito sol, evite os horários de maior exposição solar e caso seja inevitável, use sempre protetor solar e encontre maneiras de se proteger dos raios, seja utilizando guarda-sol, boné ou chapéu de abas largas.

Siga a prescrição dada durante a alta. Em caso de dores, tome somente os medicamentos analgésicos receitados pelo seu cirurgião responsável, caso queira tomar algum outro medicamento, consulte antes nossa equipe de profissionais para evitar reações indesejadas. Se ocorrer o aparecimento de equimoses (manchas roxas) na região do nariz e dos olhos, aplique compressas frias de 1 em 1 hora.

Os curativos devem se manter sempre secos. Após a cirurgia, o paciente ficará com um curativo de micropore ou gesso (dependendo das técnicas utilizadas). O banho pode ocorrer normalmente, contanto que seja feita a secagem dos curativos com secador frio.

Mantenha o acompanhamento com seu cirurgião regularmente. A primeira visita na clínica deve ser feita 3 dias após a cirurgia, a retirada dos pontos será feita por etapas e na maioria dos casos, a retirada total ocorre após os primeiros 7 dias da alta.

Esses procedimentos devem ser seguidos rigorosamente durante os primeiros 7 dias, de acordo com o acompanhamento clínico, seu cirurgião irá dar as orientações para a retomada das suas atividades comuns diárias.

O processo de recuperação de uma rinoplastia é geralmente bem tranquilo, rápido – dura em torno de duas semanas -, sem muitas dores e inchaços. Somente nos casos em que há necessidade de estreitar a estrutura óssea – demandando a ocorrência de pequenas fraturas no esqueleto para moldá-lo -, poderá ocorrer inchaço e dor mais elevados, assim como equimoses na região, durante os primeiros 10 dias.

Caso você note qualquer dor / sintoma anormal, diferente dos descritos acima, ou então tenha qualquer dúvida com relação aos cuidados pós-operatórios, entre em contato com a equipe de profissionais. Ela deve estar à disposição para sanar qualquer problema ou questionamento que possa aparecer.

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso Ajudar?