Dedicar-nos ao máximo na busca pelo conhecimento, com o objetivo de oferecer aos nossos pacientes o que há de melhor

Quando a braquioplastia é indicada para resolver a flacidez nos braços?

A flacidez nos braços não tem uma idade para aparecer. Pode surgir aos 20 ou aos 40 anos. O músculo tríceps braquial pode ficar flácido devido aos maus hábitos alimentares, ao sedentarismo, aos fatores genéticos ou, ainda, a considerável perda de peso. Este problema estético nos braços geralmente provoca no paciente vergonha e insegurança na hora de usar determinados tipos de roupas.

Com a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, especialmente de uma dieta equilibrada e a prática de exercícios regularmente, é possível prevenir, atenuar e até eliminar esse problema. Para os casos em que apenas a modificação dos hábitos não resolve o problema, como por exemplo, no caso de pacientes obesos submetidos a cirurgias redutoras do estômago, existem procedimentos cirúrgicos que podem ajudar na solução do problema.

Em casos específicos, algumas soluções podem ser propostas. A lipoaspiração está indicada quando existem pequenos acúmulos de gordura no local e pouca flacidez de pele e músculos. É feita através de mínima incisão na região da axila e deve ser complementada por um trabalho de fortificação dos tríceps. Mas, quando existe uma flacidez importante e não solucionável com tonificação local, a braquioplastia cirúrgica é indicada.

Durante o procedimento, é realizada a retirada da pele e gordura excedentes no local através de uma incisão feita na parte interna do antebraço, que, em geral, se estende do cotovelo à axila, podendo prolongar-se até a região das mamas em alguns casos. Por ser uma região muito exposta, muitas vezes, a cicatriz pode ficar perceptível até o período de maturação completa das cicatrizes, que varia de 12 a 24 meses.

Convém salientar que toda cirurgia deixa alguma cicatriz, maior ou menor, mais ou menos dissimulada, dependendo do problema original, dos cuidados do paciente no pós-operatório e inclusive das características de cicatrização de cada pessoa. No caso da braquioplastia, especificamente, é fundamental um acompanhamento a longo prazo, para, ao final de todo o processo de cicatrização e acomodação dos tecidos seja avaliada a necessidade ou não de pequenos retoques.

 

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso Ajudar?