Dedicar-nos ao máximo na busca pelo conhecimento, com o objetivo de oferecer aos nossos pacientes o que há de melhor

Por que envelhecemos e como manter aparência jovem?

O envelhecimento da pele é considerado um processo natural e gradual. Afinal, com a idade, as células somáticas começam a morrer e a não serem substituídas por novas, como ocorria na juventude.

Apesar de ser um processo normal, isso não significa que não seja possível manter a aparência jovem por mais tempo. Atualmente, existem diversos procedimentos que, além de prevenir o envelhecimento precoce, estimulam a produção de colágeno e devolvem o brilho e a saúde à pele.

Por que envelhecemos?

Fisiologicamente falando, o envelhecimento está vinculado à perda de tecido fibroso, à falta de renovação celular e à redução da rede vascular e glandular. Nesse processo, destaca-se, ainda, a menor produção de proteínas e de colágeno, fundamentais para a sustentação e firmeza da pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essas funções podem reduzir em 50% até a meia-idade.

Porém, a perda da aparência jovem não tem relação somente com a idade e a genética. Na verdade, a pele também é um reflexo dos hábitos e do estilo de vida da pessoa. Assim, alguns fatores aceleram o processo de envelhecimento, como:

  • exposição à radiação ultravioleta;
  • consumo excessivo de álcool;
  • tabaco;
  • poluição alimentar;
  • alimentação desequilibrada, como o excesso de açúcar;
  • sono inadequado.

Todos esses fatores levam a modificações estéticas e funcionais, como:

  1. flacidez;
  2. ressecamento;
  3. alteração de textura e pigmentação;
  4. surgimento de manchas;
  5. aparecimento de linhas de expressão e rugas;
  6. perda de contorno e volume facial, levando à formação de sulcos.

5 procedimentos para manter a aparência jovem

Apesar de não ser possível impedir os efeitos do envelhecimento, pode-se retardá-los e, assim, manter uma aparência jovem por mais tempo.

 

Confira alguns procedimentos que podem ajudar nisso:

  1. Toxina Botulínica: conhecida popularmente como botox, esta substância é injetada no músculo a fim de promover o seu relaxamento.  Com isso, reduz ou elimina linhas de expressão, rugas na testa, pés de galinha e bigode chinês;
  2. Ácido Hialurônico: é uma substância muito utilizada para a realização de preenchimento cutâneo. Essa técnica ajuda na correção de sulcos, rugas e cicatrizes, além de repor o volume da face, melhorando seus contornos e formas;
  3. Liftings: trata-se de um procedimento cirúrgico que melhora sinais de envelhecimento na face e no pescoço, como flacidez e vincos profundos;
  4. Laser: por meio de um feixe de laser, remove a camada externa da pele a fim de estimular o crescimento de novas fibras de colágeno. É indicado para reduzir rugas faciais, cicatrizes e manchas;
    1. Peeling químico: Essa técnica mantém a aparência jovem porque, ao remover as camadas exteriores danificadas, incentiva a produção de colágeno, suavizando a textura da pele e manchas.

Cuidando do envelhecimento saudável

Além dos procedimentos que podem ser realizados por um cirurgião plástico, sugere-se modificar alguns hábitos que também afetam diretamente na saúde da pele. As principais dicas são:

  • adote uma alimentação saudável;
  • utilize protetor solar diariamente;
  • não se exponha ao sol entre 10h e 16h;
  • pratique atividades físicas com regularidade;
  • mantenha a pele sempre hidratada;
  • beba bastante água.

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso Ajudar?