Dedicar-nos ao máximo na busca pelo conhecimento, com o objetivo de oferecer aos nossos pacientes o que há de melhor

Peso ideal para Cirurgia Plástica

Você sabe qual é o peso ideal para cirurgia plástica?

Esta é uma dúvida comum entre os pacientes que pretendem realizar um procedimento estético. Mas, vale ressaltar que, não existe nenhum protocolo firmado a respeito do peso ideal para se submeter a uma cirurgia plástica.

Entretanto, o que é consenso entre todos os cirurgiões plásticos é que, quanto mais próximo do peso ideal, melhor será o resultado final do procedimento.

Sobretudo, os pacientes com obesidade apresentam muitos riscos associados à cirurgia. Portanto, são necessários vários cuidados no pré-operatório para saber se o procedimento será recomendado ou não.

Como saber se o peso ideal para cirurgia plástica?

Comumente, a organização mundial de saúde recomenda a utilização do IMC como parâmetro para determinar se o peso está ou não adequado para a altura do paciente.

No geral, calcular IMC não resolve todos os problemas. Portanto, este é apenas um parâmetro e não levam em conta outros fatores como, por exemplo, sexo, idade, condicionamento físico, boa saúde e a estrutura corporal.

Portanto, é muito importante uma avaliação pré-operatória bem feita. O cirurgião plástico, além de fazer uma consulta presencial com o paciente, deve solicitar vários exames laboratoriais e em alguns casos, são feitos exames mais elaborados.

Os bons hábitos diários relacionados à boa alimentação, ingestão de muita água e a prática de exercícios físicos são essenciais para manter o corpo em bom funcionamento. E esta também é uma forma de prepará-lo para cirurgia plástica, quando a pessoa tem interesse em fazê-la.

Riscos da cirurgia plástica em pessoas obesas ou com sobrepeso

Geralmente, pessoas obesas ou com sobrepeso estão mais suscetíveis a ter mais riscos em relação à saúde, quando passam por uma cirurgia plástica.

Vejam abaixo alguns deles:

  • Problemas cardiovasculares (o acúmulo de tecido gorduroso contribui para o aumento da pressão arterial);
  • Complicações com a anestesia;
  • Embolia pulmonar;
  • Dificuldades na cicatrização, pois a gordura em excesso tenciona a pele e os tecidos;
  • O pós-operatório é desgastante, porque a recuperação é mais lenta.

Contudo, vale esclarecer que qualquer cirurgia plástica independente do peso ou outras condições do paciente, oferecem riscos. Mas, existem cuidados importantes que devem ser seguidos para minimizá-los.

Portanto, siga todas as recomendações do seu cirurgião plástico.

Qual é o momento ideal para realizar a cirurgia plástica após grande perda de peso?

O melhor momento para fazer a plástica depois da bariátrica é quando se está próximo de alcançar o peso ideal e se mantém estável por pelo menos 6 meses. Geralmente, isto ocorre, em média, entre 12 e 18 meses decorrido o procedimento bariátrico ou após 12 meses de emagrecimento monitorado sem cirurgia.

Algumas cirurgias mais procuradas após a bariátrica:

  • Abdominoplastia;
  • Mamoplastia com prótese de silicone;
  • Mamoplastia de redução;
  • Mastopexia;
  • Lifting de braço;
  • Lifting de coxas;
  • Lifting facial;
  • Lipoescultura;
  • Cirurgia de ginecomastia, entre outras.

Concluindo, o mais importante é ter uma vida saudável, com um peso o mais próximo possível do IMC=25 e  que não ultrapasse o IMC de 30, mas que  te deixe satisfeito com seu corpo.

Contudo, em diversos casos a cirurgia plástica pode te ajudar a eliminar a gordurinha localizada ou o excesso de peso das mamas ou de flacidez no abdome, fornecendo um ânimo para você se cuidar mais através de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, mantendo assim o resultado alcançado e, por conseguinte, tendo uma vida saudável.

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso Ajudar?