Dedicar-nos ao máximo na busca pelo conhecimento, com o objetivo de oferecer aos nossos pacientes o que há de melhor

Lipoaspiração e Lipoescultura

Lipoaspiração é o procedimento cirúrgico que possibilita retirar o excesso de tecido gorduroso, de áreas bem demarcadas, que geralmente não são passíveis de eliminação nem com dieta nem com exercícios físicos.

É realizada através da introdução de cânulas acopladas a um sistema de sucção. É conhecida também pelas suas variações técnicas: Lipoescultura, HidroLipo, MiniLipo, LipoLight, LipoLaser e VibroLipo. Todas elas possibilitam a remodelação do contorno corporal.

Indicação:

Pacientes dentro do peso ou com pouco sobrepeso queixando-se de gorduras localizadas, que não são eliminadas nem com exercícios físicos nem com dieta.

Atenção: Não é indicada para pessoas obesas no intuito de emagrecer!

A Cirurgia

Procedimento realizado em ambiente hospitalar, geralmente sob anestesia peridural com sedação e duração aproximada de 1 a 3 horas. Alta médica programada para o mesmo dia.

A cirurgia ocorre por meio da utilização de cânulas metálicas acopladas em um poderoso sistema de sucção (vácuo), que será manipulado pelo cirurgião em um movimento de “vai e vem” extremamente cauteloso e delicado. Dessa forma é retirado o excesso de gordura localizada que pode ser armazenada e usada como enxertia (preenchimento). Algumas variações de técnicas são descritas:

Hidrolipo
A hidrolipo é feita mediante a injeção de uma solução de soro fisiológico e adrenalina, permitindo um melhor deslizamento da cânula, o que facilita a sucção da gordura, diminui a perda sanguínea e reduz os hematomas.

VibroLipo

A VibroLipo é um procedimento semelhante à hidrolipo. No entanto, neste caso às cânulas estão acopladas a um aparelho vibratório que facilita ainda mais a remoção da gordura.

LipoLaser

Procedimento indicado para pacientes que possuem pequena flacidez de pele. Através de uma microcânula com uma ponteira de LASER, o tecido gorduroso sofre uma “quebra“ em partículas menores, facilitando a sua posterior aspiração com as cânulas tradicionais. O LASER também atua estimulando a retração das camadas superficiais e melhor acomodação da pele.

MiniLipo/LipoLight

Geralmente realizado em 1uma pequena área do corpo através de anestesia local.

Lipoenxertia/Lipoescultura

Na Lipoescultura e Lipoenxertia a gordura removida da lipoaspiração é limpa, tratada e usada para preencher outras partes do corpo, tais como glúteos e face. Por ser oriunda do próprio corpo, a gordura quase não sofre rejeição, sendo que 40% da gordura enxertada é integrada pelo corpo, aumentando a longevidade dos resultados.
Pós-operatório

Evolução pós-operatória

As cicatrizes resultantes de uma Lipoescultura ou Lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 5 a 8 milímetros e são planejadas para ficar pouco visíveis. De toda a maneira, vamos dar uma explicação sobre a evolução de uma cicatriz, seja ela decorrente desta ou de outra cirurgia:

Período Imediato:

Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.

Período Mediato:

Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, e vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.

Período Tardio:

Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente e atinge o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo deverá ser feita após este período.

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso Ajudar?