Dedicar-nos ao máximo na busca pelo conhecimento, com o objetivo de oferecer aos nossos pacientes o que há de melhor

Descubra como a alimentação pode garantir mais saúde em todas as fases da vida da mulher

O organismo feminino tem características próprias. Como, uma menor quantidade de massa muscular e mais gordura, o metabolismo é mais lento. Além dos ciclos menstruais, gestação e a menopausa que influenciam intensamente na nossa saúde, e acabam manifestando-se através do nosso corpo e psicológico. Cuidar da alimentação desde a juventude é fundamental para manter a boa forma e bem-estar durante todas as fases da vida.

Dos 20 aos 30 anos a mulher passa por várias alterações hormonais, que influenciam o corpo e humor, principalmente durante o ciclo menstrual. A TPM é causada pela queda do estrogênio e aumento da progesterona, o que causa a queda da serotonina, o hormônio da auto estima. Nessa fase é comum ficarmos mais sensíveis. Por isso, é importante dar ênfase a nutrientes como vitamina B (presente em cereais integrais, banana, castanhas, feijão, lentilha e grão de bico); o magnésio e o ácido fólico que ajuda na produção de serotonina (encontrado em verduras escuras como rúcula, acelga, almeirão, etc).

Para ter uma gestão saudável é preciso controlar o peso, evitar produtos industrializados, reduzir o consumo de sódio e tomar bastante água, em média 3 litros por dia.

Dos 30 aos 40 anos a produção de colágeno, que é uma proteína que auxilia na firmeza da pele, começar a diminuir. Para o desespero de muitas mulheres! O ideal nessa fase é complementar a alimentação saudável com alimentos que ajudam a recompor o colágeno perdido. Como alimentos ricos em vitamina C que potencializam a produção de colágeno 8 vezes mais! Coma abacaxi, mamão, kiwi e laranja. Uma boa opção é trocar os alimentos gordurosos e super saturados por alimentos mais leves, como saladas. Assim você pode evitar os inchaços incômodos durante as mudanças hormonais.

Dos 20 ao 50 anos é importante que você aumente o consumo de ferro, pois é comum perder esse nutriente com o sangue da menstruação. Então, lembre-se, repor o ferro é muito importante.

A partir dos 50 anos, além da redução da produção de colágeno os hormônios relacionados ao ciclo menstrual, como o estrogênio também caem, então temos a menopausa. Nessa fase o metabolismo fica ainda mais lento, favorecendo o ganho de peso e a perda da massa muscular. Alimentos derivados de soja que são ricos em vitamina D, e alimentos ricos em vitamina B6 e vitamina C, devem ser consumidos com regularidade. Uma alimentação adequada previne o surgimento de doenças pós-menopausa, como: mal de Alzheimer e osteoporose. Uma dica é o consumir o inhame diariamente, já comentamos aqui no blog os diversos benefícios desse alimento.

Independente da fase que você está, a alimentação saudável contribui para evitar várias doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, colesterol elevado, gastrite e doenças cardiovasculares. Um estilo de vida saudável pode reduzir o risco de doenças cardíacas nas mulheres em até 80%! Também há doenças ginecológicas que podem ser evitadas através da alimentação. Como a candidíase, que é causada pela proliferação de fungos existentes originalmente na vagina, mas que com o consumo excessivo de açúcar, leite e seus derivados, carboidratos e bebidas alicoólicas, aliada à baixa imunidade, pode desencadear em um problema que tem como sintomas coceira, ardência e corrimento vaginal.
Também é importante ressaltar que a atividade física deve ser uma forte aliada durante todas as fases. Tanto para a estética quanto para a manutenção da saúde. Clique aqui e confira algumas dicas para você começar a praticar exercícios físicos.

Cortar maus hábitos como comer em excesso, abusar de alimentos industrializados, abolir o tabagismo e bebidas alcoólicas, inserir boas práticas como dormir nos horários corretos e beber muita água, podem te ajudar a manter a saúde. Protegendo-a de doenças e proporcionando mais disposição, aceitação com o seu corpo e bem-estar para aproveitar a vida em todas as suas fases. Lembre-se, cuidar de si mesma é essencial. Cuide da sua alimentação e você verá a diferença

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso Ajudar?