Dedicar-nos ao máximo na busca pelo conhecimento, com o objetivo de oferecer aos nossos pacientes o que há de melhor

Cicatrizes

O aspecto final das cicatrizes no pós-operatório, costuma ser uma das principais preocupações das pacientes que realizam uma cirurgia plástica.
Conheça os tipos de cicatrizes:
🔹Normotrófica: Nesse caso a cicatriz ganha o aspecto e consistência bem parecidos com o da pele antes do ferimento. Por isso acontece após machucados bem simples, superficiais e que não agridam tanto. É aquela que desejamos nas cirurgias plásticas.
🔹Atróficas: São muito frequentes e dependem de fatores genéticos, locais e nutricionais; decorrentes da falta de colágeno e de tecido gorduroso abaixo da cicatriz. São mais claras e formam depressões na pele provocadas pela destruição do colágeno nos tecidos durante doenças cutâneas de caráter inflamatório; por exemplo acne, sarampo, ou após traumas como queimaduras e cirurgias. 🔹Quelóide: são lesões que se caracterizam por um excesso de cicatrização da pele, com grande acúmulo de colágeno na região, formando um nódulo ou “tumor” na cicatriz. Sempre estão acompanhadas por alguns sintomas na região como irritações, coceira , dor, etc.
🔹Contratura/Retração: são cicatrizes que normalmente acontecem após trauma ou infecção, como por exemplo nas queimaduras. Durante o processo de cicatrização, tendem a apertar e repuxar a pele, prejudicando muitas vezes a movimentação cutânea.
🔹Hipertróficas: estas são elevadas , vermelhas e semelhantes ao queloide, porém não apresentam aspecto tumoral respeitando o limites da cicatriz. Podem causar dor e prurido.
Existem tratamentos específicos para cada tipo de cicatriz, porém o melhor método é prevenir. Siga todas as recomendações pós-operatórias recomendadas pelo seu cirurgião plástico.
Ligue para agendar sua consulta (31)32227171 ou no whatsapp (31)99903-1868 e escolha um horário pra você ir ao consultório.

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso Ajudar?