Dedicar-nos ao máximo na busca pelo conhecimento, com o objetivo de oferecer aos nossos pacientes o que há de melhor

Afinal, o que é otoplastia?

Durante a infância e adolescência, algumas das nossas características físicas podem começar a nos incomodar. É o que ocorre com quem possui o nariz grande ou torto, uns quilos a mais ou, até mesmo, as famosas orelhas de abano.

Bastante desagradáveis, elas são um dos principais motivos de descontentamento com a aparência e o surgimento de problemas de insegurança e baixa autoestima. Sendo assim, muitos recorrem à otoplastia, cirurgia específica para corrigir o incômodo e proporcionar uma aparência mais harmônica para o paciente.

Se interessou pelo assunto? Neste post você encontrará tudo sobre o procedimento, desde os cuidados pré e pós-operatórios até as contraindicações. Acompanhe a leitura!
Realização da cirurgia

Muitos não imaginam, mas a orelha de abano é um problema hereditário, ou seja, essa é uma característica que é passada de pais para filhos.

Atualmente, a melhor maneira de modificar esse incômodo é recorrer ao processo da otoplastia. Há ainda alguns casos em que a cirurgia plástica é indicada não somente para corrigir as orelhas de abano, mas também para quem sofre de traumas ou orelhas constritas, por exemplo.

Em geral, o procedimento é considerado simples e pode ser feito com anestesia geral ou local, de acordo com o quadro de cada paciente. Após a sedação, o cirurgião plástico é responsável por remodelar a área por meio de uma pequena incisão na parte de trás da orelha.

Ao todo, a cirurgia tem duração de 90 a 120 minutos e, na maioria dos casos, o paciente recebe alta ainda no mesmo dia.
Cuidados no pré e pós-operatório

Apesar de parecer simples, os pacientes que desejam realizar a otoplastia deverão seguir alguns passos importantes antes e após o procedimento. Confira!
Pré-operatório

O primeiro deles diz respeito à consulta médica. Durante o atendimento, o paciente deverá esclarecer todas as dúvidas com o profissional e averiguar as questões de riscos, tempo de duração e o que esperar do resultado.

É importante que o cirurgião plástico seja atencioso e transmita confiança. Caso esteja em dúvida sobre como encontrar um profissional capacitado, faça uma breve pesquisa na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e confira a relação de profissionais credenciados e aptos a realizarem o procedimento.

Além disso, o especialista deverá solicitar alguns exames para garantir que a saúde do paciente esteja em dia. Os mais comuns a serem solicitados são o exame de sangue e o eletrocardiograma.
Pós-operatório

Após o procedimento, o paciente deverá ficar internado por um período médio de 8 a 12 horas. Para uma boa recuperação, é preciso ter cuidado com os curativos, seguir uma alimentação balanceada e evitar exercícios físicos.

O médico pode indicar o uso de uma touca ou faixa de proteção para a região das orelhas. O curativo deverá ser utilizado por volta de um mês e retirado apenas na hora do banho. Para acelerar a recuperação, é possível aplicar uma pomada cicatrizante e prescrita pelo especialista. Após retirar o curativo, é indicado manter a área da incisão sempre higienizada e seca,para evitar infecções.
Indicações da otoplastia

Por ser simples, o procedimento pode ser realizado em qualquer pessoa — inclusive em crianças — que estejam saudáveis e que se sintam incomodadas com o formato de suas orelhas. O indicado é que a cirurgia seja feita em crianças acima dos 6 anos, pois a partir dessa idade as orelhas já estão completamente desenvolvidas.

Para os adultos, a otoplastia é recomendada de acordo com a intensidade do problema. Há casos em que o grau de imperfeição é leve e o indivíduo não se sente incomodado com o formato das orelhas.

Porém, há quem se sinta constrangido a ponto de mudar alguns hábitos, como não prender os cabelos ou buscar inúmeras alterações para camuflar a região. Nestes casos, o procedimento é recomendado para evitar que as imperfeições continuem afetando a autoestima e demais atividades sociais.

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso Ajudar?