
Abdominoplastia: o que você precisa saber sobre esse procedimento
O número de cirurgias plásticas cresce a cada ano, com pessoas recorrendo aos mais diferentes procedimentos. Um dos mais procurados é a abdominoplastia, que ajuda a moldar a região da barriga e a retirar o excesso de pele.
Essa cirurgia é muito buscada principalmente por quem não obtém resultados satisfatórios com exercícios e alimentação. No entanto, ela não é indicada para todas as pessoas.
Se você está em dúvida se essa é uma boa opção para o seu caso, aproveite este post para tirar todas as suas dúvidas. Confira!
O que é a abdominoplastia?
A abdominoplastia consiste na retirada de pele e gordura da região abdominal, com a correção do contorno da área. Trata-se de um procedimento complexo, com duração de uma a quatro horas, exigindo anestesia geral e internação hospitalar por pelo menos um dia.
Atualmente, são feitos três tipos básicos de cirurgias, de acordo com os objetivos e necessidades de cada paciente.
Abdominoplastia tradicional
No método mais comum, o cirurgião plástico faz uma incisão na parte inferior do abdômen, descolando a pele e a gordura do músculo. O excesso indesejado é retirado, restando apenas o que será usado para o reposicionamento do umbigo.
Lipoabdominoplastia
Além dos passos do procedimento tradicional, é feito uma lipoescultura, na qual a gordura abdominal é aproveitada para moldar outras partes do corpo, como glúteos, quadris e coxas.
Miniabdominoplastia
Com uma duração menor, é indicada para pessoas que têm apenas um acúmulo de pele na parte abdominal inferior. Não é preciso realinhar os músculos nem fazer a reconstrução do umbigo.
Quando é recomendada?
A abdominoplastia é uma boa opção para pessoas que perderam muito peso e ficaram com a pele flácida no abdômen. A cirurgia também é bastante procurada por mulheres que engravidaram uma ou mais vezes e não conseguiram voltar à forma anterior. Tanto homens quanto mulheres podem fazer o procedimento.
Apesar de ser bem democrática, não é recomendada para pessoas muito acima do peso. Isso porque retira principalmente a pele e, no máximo, a gordura localizada. O ideal é perder peso antes da cirurgia. Depois, outros procedimentos, como a lipoaspiração ou lipoescultura podem ser feitos simultaneamente (lipoabdominoplastia).
Quais os cuidados pós-operatórios?
Geralmente, os resultados da abdominoplastia são bem satisfatórios. No entanto, eles não aparecem da noite para o dia. O pós-operatório é demorado e exige muitos cuidados. É preciso fazer um repouso maior nas 3 primeiras semanas. A partir deste momento a paciente já pode ficar ereta.
Nesse período, é comum ter dores, inchaços, dormência e equimoses. Além disso, é importante lembrar que a cirurgia deixa cicatrizes. O médico pode indicar medicamentos para suavizá-las, além de medicamentos para melhorar as dores.
Ou seja, a abdominoplastia é um procedimento que gera bons resultados, devolvendo a autoestima de muitas pessoas. No entanto, precisa de muita atenção no pré e pós-operatório e oferece riscos, como qualquer cirurgia. O mais importante é contar com um profissional de confiança, especialista na área, e com um centro de saúde bem equipado.
Leave a Comment
(0 Comments)