
Abdominoplastia – Com ou Sem Lipoaspiração?
A grande maioria das mulheres com gestação prévia costuma apresentar excesso de pele no abdome inferior (abaixo do umbigo), além disso, muitas podem ter estrias e afastamento da musculatura da parede abdominal (conhecida como diastase do reto abdominal). Isso tudo decorrente das alterações progressivas do feto sobre a parede abdominal .
Essas pacientes nos procuram para resolver o problema através da plástica abdominal (abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal). Nesse procedimento, retiramos o excesso de pele do abdome inferior com as eventuais estrias presentes nessa área e fazemos a plicatura (sutura) dos músculos abdominais afastados. Essa técnica também permite a correção de hérnias abdominais, como por exemplo a hérnia umbilical, extremamente comum pós-gestação.
Muitas das pacientes que nos procuram para a realização da abdominoplastia também apresentam excesso de gordura nos ela ncos e dorso, muitas das vezes secundário ao sobrepeso adquirido durante a gestação, frequentemente não perdido completamente no período puerperal. Nesses casos, sempre existirá alguma limitação no resultado estético final quando indicada apenas a abdominoplastia, já que nessa cirurgia a retirada de gordura é associada a retirada da pele do abdome inferior, por isso não conseguirmos melhorar de forma significativa a forma da cintura. Esse é um fator limitante do resultado quando realizamos apenas a abdominoplastia.
Leave a Comment
(0 Comments)